topo
Home ! Fotos e filmes ! Impossivel sem sua ajuda ! Faça sua doação ! Fale conosco ! Veja os laudos médicos ! Historia da Hellen !

O que é Paralisia Cerebral

As pessoas geralmente confudem Paralisia Cerebral com uma Doença Mental.

Fonte: BBC (em inglês)

Paralisia Cerebral não é uma doença em particular. O termo significa uma condição física que afeta os movimentos como resultado de um dano ao cérebro. Cada pessoa que tem Paralisia Cerebral é afetada de um modo diferente.

O que é?

Há diferentes tipos de Paralisia Cerebral. Enquanto algumas pessoas são severamente afetadas, outras tem um distúrbio menor, dependendo de quais partes do cérebro foram danificadas.

Os tipos principais de Paralisia Cerebral são:

  • Paralisia Cerebral Espástica - alguns músculos ficam encurtados, rígidos e enfraquecidos, tornando o controle de movimentos difícil
  • Paralisia Cerebral Atetóide (caso de Hellen) - o controle dos músculos é interrompido por movimentos espontâneos e indesejados. O controle da postura também é prejudicado
  • Paralisia Cerebral Atáxica - Os problemas incluem difculdades de equilíbrio, movimentos instáveis dos pés e das mãos e dificuldades na fala
  • Paralisia Cerebral Mista - uma combinação de duas ou mais das opcões acima

Quais são os sintomas?

Os sintomas de PC podem levar meses para se tornarem aparentes e dependem do tipo.

Pode haver tônus muscular anormal (rigidez ou moleza) dos membros e posturas estranhas. É exatamente isso que ocorre com Hellen.

Na Paralisia Cerebral Espástica (70 por cento dos casos), os membros se tornam rígidos e podem se retrair. Na Paralisia Cerebral Atetóide (10 por cento dos casos), a criança desenvolve movimentos retorcidos irregulares e involuntários. Às vezes parece que Hellen tem movimentos "serpenteantes" com suas mãozinhas.

Pode haver falta de coordenação dos músculos da boca, causando problemas de alimentação como alimentação lenta, engasgos e vômitos, atraso no desenvolvimento de etapas motoras, tais como engatinhar e andar, fraqueza ou paralisia dos membros, marcha anormal e lentidão no desenvolvimento da fala e de habilidades sociais.

Cerca de uma em cada três crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral também apresentam Epilepsia - Hellen não apresentou epilepsia até agora. No entanto, estamos cientes que ela pode desenvolver epilepsia a qualquer momento.

Outros problemas comuns incluem (veja como os sintomas de Hellen se encaixam nos sintomas descritos aqui):

  • Dificuldade para caminhar, escrever, comer, falar, se vestir
  • Problemas com equilíbrio e coordenação motora
  • Dificuldades para controlar e manter a postura (eles precisam de ajuda para sentar eretos)
  • Problemas visuais (Hellen tem estrabismo devido a Paralisia Cerebral)
  • Problemas de audição

Um preconceito comum é que pessoas com Paralisia Cerebral tem dificuldades de aprendizado. Isso pode acontecer porque as pessoas com Paralisia Cerebral tem problemas para controlar seus movimentos faciais e a fala e pode ser bem difícil entender o que eles falam a princípio.

Contudo, assim como o resto da população, há uma faixa de inteligência. Algumas pessoas com Paralisia Cerebral tem dificuldades de aprendizado moderadas ou severas, enquanto outras são extremamente inteligentes.

Quais são as causas?

É mais fácil pensar sobre Paralisia Cerebral como sendo uma condição na qual uma parte do cérebro não se desenvolveu apropriadamente. Isso pode ser causado por uma variedade de eventos que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento.

A maioria das pessoas pensam em Paralisia Cerebral como sendo uma condição causada por problemas durante o trabalho de parto ou durante o nascimento. Contudo, aceita-se agora que as complicações nessa fase são fatores importantes em apenas uma minoria dos casos, cerca de um em cada dez.

A causa mais comum de Paralisia Cerebral é algo que danifica o cérebro enquanto o bebê ainda está em crescimento no útero. Os fatores antenatais pode ser encontrados em 80 por cento daqueles que são afetados e incluem problemas genéticos, malformações do cérebro e infecções da mãe (rubéola, toxoplasmose).

Melhores cuidados com as mães significam menos bebês que nascem com Paralisia Cerebral devido a trauma no nascimento, mas esse benefício foi ofuscado pela melhoria na sobrevivência de prematuros e de bebês de baixo peso, que tem um risco até 50 vezes maior de ter Paralisia Cerebral.

Infecções quando o bebê é novinho (especialmente encefalite ou meningite) também podem levar à Paralisia Cerebral.

Em alguns casos é difícil determinar a causa exata com certeza.

Qual é o tratamento?

Hoje em dia Hellen faz todas as terapias que nós possamos bancar. O Governo Brasileiro não oferece nada, então temos que recorrer a instituições filantrópicas para que Hellen receba alguns tratamentos.

Contudo estamos cientes que esses tratamentos tentam apenas "remediar" os problemas de Hellen. Ao fazer pesquisas na Internet nós encontramos muitos casos de histórias de sucesso de pacientes com Paralisia Cerebral que se beneficiaram do Tratamento com Células Tronco na China. Aqui no Brasil nós não temos esse tratamento disponível.

Nós não podemos bancar esse tratamento, visto que é bem caro (cerca de 100.000 dólares). É por isso que nós criamos esse site: Para angariar fundos para levar Hellen para China/Alemanha, a fim de que ela possa ter uma vida melhor.

Como pais nos queremos ver nossa filha sentar, engatinhar, falar, andar, pegar coisas. Queremos que ela tenha uma vida normal, fazendo tudo que ela não consegue fazer hoje.

Temos certeza que o Tratamento com Células Tronco pode fazer tudo isso se tornar realidade para Hellen.

É por isso que precisamos de SUA ajuda. Doe, pelo menos Um Real (R$1,00), para ajudar Hellen.

Sendo assim, se você se sentiu comovido pela história de Hellen, doe ou encaminhe esse site para seus amigos e conhecidos! Tenha um bom dia e que Deus lhe dê em dobro tudo que você fizer por nossa filhinha, Hellen!

Paralisia cerebral
Outros casos de cura
onde procurar ajuda em caso de paralisia cerebral
Veja o nome de quem ja fez sua doação